quarta-feira, 11 de outubro de 2017

1º Italian Film Fest - 1º Festival de Cinema Italiano


10 - 24 de Outubro - Um novo olhar para o que há de novo no cinema italiano


Festival promove uma imersão no cinema e na cultura italiancom clássicos, homenagens, música, debates, novos cineastas e muito mais!

De 10 a 24 de outubroSão Paulo será palco do Italian Film Fest, evento que transforma a capital paulista em um pedaço da Itália por meio da produção cinematográfica italiana, reunindo clássicos, homenagens, produções recentes, debates e muitas outras atividades.

“Nosso objetivo é celebrar o cinema clássico e contemporâneo, os grandes atores, os autores, os técnicos, as grandes produções e as produções independentes, as novas plataformas, o comercio de conteúdos e de produtos, a fotografia, os documentários, os vídeos industriais, a moda, o costume, a comida e o vinho.”, explica Alessandro Battisti, diretor do festival.


A seleção dos filmes e dos documentários ainda é “Top Secret”, e só será revelada em coletiva de imprensa. Podemos adiantar que um dos convidados será o grande ator e showman Christian De Sica (ator, diretor, e cantor Italiano), que estará em São Paulo com sua mulher, a irmã do diretor e ator Carlo Verdone. Christian de Sica protagonizou muitos filmes, e participou de inúmeras peças nos maiores teatros não só Italianos, e interpretou magnificas versões de classicos musicais americanos. Poliêdrico, cômico, dramático, e com um nome que fala por si só, Cristian De Sica virá ao Brasil pela primeira vez, para participar da primeira edição do Italian Film Fest.

Italian Film Fest, também silencia sobre a seleção dos documentários Italianos e Brasileiros, podendo adiantar que farão parte da mostra alguns filmes como "La felicità umana" de Maurizio Zaccaro.
Entre os documentários brasileiros com certeza teremos obras de Petra Costa, Leandra Leal e Humberto Bassanelli.

Homenagem Totò
Totò, um ícone da história da arte cômica italiana, um dos maiores ícones do teatro e do cinema italiano, conhecido como "Príncipe da Risada", comparado a Buster Keaton e Charles Caplin, é homenageado no festival com a apresentação dos seguintes filmes:
Guardie e ladri, de Mario Monicelli e Steno
Miseria e nobiltà, de Mario Mattoli
L’oro di Napoli, de Vittorio De Sica
TuttoTotò, de Adriano Pintaldi

Homenagem Franco Nero
Com mais de 230 filmes no currículo e mais de 60 anos de carreira no cinema, o ator Franco Nero, é homenageado com a exibição dos seguintes filmes:

Django, de Sergio Corbucci
Franco Nero, Un attore per tutte le stagioni, de Adriano Pintaldi


Homenagem ao Centro Sperimentale di Cinematografia

Filmes de expoentes do cinema italiano atual como Valerio Mieli, Edoardo De Angelis e Marco Danieli - vencedor do prêmio de Melhor Diretor Estreante no David de Donatello 2017 - figuram na Homenagem ao Centro Sperimentale di Cinematografia – fundação italiana responsável pela Cineteca Nazionale (a Cinemateca Italiana) e pela Scuola Nazionale de Cinema (Escola de Cinema Nacional), esta última que, desde 2008 conta com a CSC Production para coproduzir, colaborar e auxiliar na busca de patrocínio para realizar projetos de seus alunos.Filmes:
Mozzarella stories, de Edoardo De Angelis
Dieci inverni, de de Valerio Mieli
La ragazza del mondo, de Marco Danieli

O festival também dá espaço para títulos autorais na Mostra de Filmes Independentes Brasileiros.


Workshop
Pensando nas relações de cinema entre Brasil e Itália, o representante internacional da Anica (Associação Nacional Indústria Cinematográfica Audiovisual da Italia) Roberto Stabile, e o diretor da Ancine Roberto Lima apresentam o Workshop de co-produções internacionais, com a participação de Roma Lazio Film Commission e SP Cine, e a presença de produtores distribuidores e diretores Italianos e Brasileiros.
A primeira parte é composta por uma discussão sobre ‘Políticas Culturais da Itália no Brasil’ com a participação de Renato Poma e Fabio Porta. A segunda, analisa as possibilidades de coprodução e os instrumentos a disposição para a colaboração entre Itália e Brasil, com foco na análise das novas plataformas, como fundo ibermedia e acordo de coprodução Roma Lazio Filmcommission–Spcine e no desenvolvimento do mercado.

O filme LA NOTTE, do Michelangelo Antonioni, será exibido para homenagear a grande atriz francesa Jeanne Moreau, que infelizmente faleceu poucos meses atrás.

Convidados Italian Film Fest – 2017 que estarão no Brasil
Christian de Sica
Massimo Scaglione
Peter Marcias
Alberto De Venezia


Prisma
A Prisma é formada por Alessandro Battisti, Alessio Ortu, Francesco Paternò e Antonio SgroItalian Film Fest não é uma vitrine de filmes escolhidos casualmente. Nós fizemos escolhas respeitando critérios comerciais e critérios culturais, respeitando o cinema Italiano e o cinema Brasileiro, que amamos como amamos o Brasil que nos acolheu e merece atenção.
Roma Film Festival
Roma Film Festival co-produz o Italian Film Fest. Seu presidente, Adriano Pintaldi, formou uma parceira sólida com a Prisma desde o inicio.

Italian Film Fest, conta com o patrocínio e apoiadores: MIBACT, Roma Lazio Film Commission, Anica, Luce Cinecittà, Swiss, Barilla, Chandon, IED, FAAP, ARTE1, ILLY, Le Botteghe di Leonardo, ETC, Croqui, Ideia Factory, SP Cine, Unibes Cultural, Centro Sperimentale di Cinematografia, Instituto Italiano de Cultura, Centro Cultural São Paulo e ICIB - Instituto de Cultura Italo Brasileiro.

A entrada é gratuita e as atividades do Italian Film Fest acontece nas unidades:
Unibes Cultural - Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo
CCSP Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo
Circuito Spcine Roberto Santos - R. Cisplatina, 505 - Ipiranga, São Paulo
 Consulte as páginas desses órgãos no facebook e encontre os filmes, horários e sessões, mas deixo abaixo a programação:

CLIQUE NA IMAGEM, SALVE EM SEU CELULAR OU COMPUTADOR.

Instagram Oficial: @daniel_serafim_mais_cinema

Perfil Oficial: facebook.com\dsmaiscinema - Daniel Serafim

MAIS CINEMA! A GENTE SEMPRE QUER MAIS, DAQUILO QUE A GENTE AMA!


Um comentário:

  1. um evento de grande qualidade acessível a todos!! parabéns !

    ResponderExcluir