sexta-feira, 30 de março de 2018

O Conto Dos Contos

"Nem de Pasolini, nem de Canterbury e sim de Matteo Garrone!"


Do realismo para a fábula, diretor italiano sustenta seu talento e continua provando do legado do Cinema italiano.

DVD ENVIADO PELA DISTRIBUIDORA A2 FILMES PARA SER COMENTADO NO
MAIS CINEMA

Impressiona a curva fatal de sua narrativa que o diretor italiano Matteo Garrone, que edificou a identidade de seu Cinema pós anos 2000, realiza em "O Conto Dos Contos". O cineasta que vinha de grandes trabalhos marcados pelo realismo, da brutalidade extraordinária de "Gomorra" à cruel anestesia de "Reality - A Grande Ilusão", de repente realiza uma "senhora" fantasia que só encontra pontos em comum com seus filmes anteriores, quando expõe como a corrosão dos desejos de seus principais personagens os destrói e segue destruindo os seus, a sua volta. Os contos de "O Conto Dos Contos" são narrados pelo diretor com o notável ardor por contar histórias, um talento próprio de Matteo Garrone que, assim, sustenta sua criatividade e seu olhar crítico para o material que está extraindo.

Matteo Garrone sempre busca uma forma de evocar o legado do Cinema italiano, ao mesmo tempo em que se esforça por revitalizá-lo com a maior veneração possível e, chamando a atenção mais ainda, alcança um resultado admirável em seu primeiro filme em inglês. Ao assistir "O Conto Dos Contos" é impossível não se lembrar por vezes do cinema de Pier Paolo Pasolini, em especial, lógico,  de "Os Contos De Cunterbury". Também é preciso notar que, certamente há muito tempo, não víamos um Cinema sobre contos, feito com o cuidado de preservar seu aspecto surreal, sem cair no grotesco. Assim, ao adaptar a obra medieval do poeta italiano Giambatista Basile, de 1600, o diretor italiano é bem sucedido, mesmo nas concessões ou licenças poéticas que tomou.

Este filme é bem humorado, incansável e promove boas surpresas ao longo da narrativa. Algumas destas surpresas se devem a escolha do elenco para os personagens convidados a representar. É uma grande maravilha assistir nomes como Salma Hayek, Bebe Cave, Shirley Henderson, Stacy Martin, Vincent Cassel, Toby Jones e a linda participação especial da extraordinária Alba Rohrwacher. Em alguns momentos, nem todos esses nomes conseguem dar conta da proposta de "O Conto Dos Contos", como os elencos de Pasolini conseguiam sem nenhum esforço, principalmente os não-atores, mas, sem prejudicar o resultado, tudo em "O Conto Dos Contos" é um sabor.

" O CONTO DOS CONTOS " - Il Racconto Dei Racconti - Dir. por Matteo Garrone - Itália/UK - 2015 - DVD enviado ao Mais Cinema pela distribuidora A2 Filmes para ser comentado.

Instagram Oficial: @canaismaiscinema
YouTube: Mais Cinema Por Daniel Serafim 



MAIS CINEMA! A GENTE SEMPRE QUER MAIS, DAQUILO QUE A GENTE AMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário