terça-feira, 24 de abril de 2018

Praça Paris

Coluna Primeiras Impressões 



Você precisa saber que: neste exato momento o filme dirigido pela grande cineasta Lúcia Murat é atual, é corajoso, é perturbador e soma-se a última leva dos filmes brasileiros obrigatórios dirigidos por mulheres, centrados em protagonistas mulheres e que estão contribuindo para a imagem mais honesta possível do Brasil. É impossível esperar menos de Lúcia Murat, uma das maiores cineastas brasileiras de todos os tempos e, até o presente momento (e estamos em Abril e, levando isso em conta, pra mim está claro), "Praça Paris" é o 1º dos 3 melhores filmes brasileiros que vi até agora em 2018, encabeçando a trinca formada pelos filmes "Antes Do Fim" (do cineasta Cristiano Burlan) e "Arábia" (dos cineastas João Dumas e Affonso Uchoa).

Também possivelmente a melhor interpretação feminina do Cinema nacional deste ano, a atriz Grace Passô realiza uma atuação fatal, ao nos oferecer Gloria, mulher negra, pobre, do RJ, do Morro da Providência, com um irmão na cadeia e uma personagem belíssima. Este filme manifesta a desigualdade de uma nação e a transmissão cultural deste crime contra a humanidade (que é a desigualdade), alocado no desenvolvimento histórico do país desde o seu "descobrimento" por portugueses e, curiosamente, ergue-se como a antagonista de "Praça Paris" uma atriz portuguesa, a tremenda Joana De Verona. Então, aí fica a dica, antes da estreia nas salas de Cinema do Brasil: olhos, ouvidos, coração e consciência bem abertos para este grande filme.

Este filme capta o preconceito, a desconfiança de insegurança e fica no limiar da intolerância, que usa como ferramentas os argumentos da violência. A cineasta Lúcia Murat está observando quem foi colocado na mira da tal guerra civil. Seu filme é duro, perturba, incomoda, comove, tem honestidade e reforça o talento de uma cineasta que experienciou na pele a ditadura. Portanto, se tem um filme dirigido por uma mulher histórica, com personagens mulheres, que ajudam a compreender este Brasil, neste momento esse filme é o imperdível "Praça Paris"

Instagram Oficial: @canaismaiscinema 
YouTube: Mais Cinema Por Daniel Serafim 

A GENTE SEMPRE QUER MAIS, DAQUILO QUE A GENTE AMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário